Steven C. Hayes

Professor de Psicologia da Nevada Foundation no programa de Análise do Comportamento da University of Nevada. Autor de 47 livros e quase 670 artigos científicos, sua carreira se concentrou na análise da natureza da linguagem e da cognição humana e na aplicação disso para a compreensão e o alívio do sofrimento humano. Ele é o desenvolvedor da Teoria do Quadro Relacional, um relato da cognição humana superior, e orientou sua extensão à Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), uma forma popular de psicoterapia baseada em evidências que usa atenção plena, aceitação e métodos baseados em valores. Ele é um codesenvolvedor da Terapia Baseada em Processos (PBT), uma nova abordagem para terapias baseadas em evidências de forma mais geral.
O Dr. Hayes escreveu um pequeno número de livros para o público, além de seus muitos livros para profissionais. Seu primeiro, Get Out of Your Mind e Into Your Life (escrito com Spencer Smith) foi escrito em uma história de cinco páginas na Time Magazine em fevereiro de 2006 e por um tempo foi o livro de autoajuda mais vendido nos Estados Unidos . Seu mais recente, A Liberated Mind: How to Pivot Toward What Matters , conta a história científica e pessoal da flexibilidade psicológica e ficou entre os 800 livros mais vendidos na Amazon. Suas palestras TEDx e apresentações no YouTube para o público ultrapassam 1 milhão de visualizações.
O Dr. Hayes foi presidente da Divisão 25 da APA, da American Association of Applied and Preventive Psychology, da Association for Behavioral and Cognitive Therapy e da Association for Contextual Behavioral Science. Ele foi o primeiro secretário-tesoureiro da Association for Psychological Science, que ajudou a formar e serviu por um mandato de 5 anos no National Advisory Council for Drug Abuse do National Institutes of Health. Ele é parceiro da American Association for Advancement of Science e faz parte do Conselho Consultivo da USERN, que representa cientistas que estão no top 1% de seu campo. Ele é presidente do Institute for Better Health, uma organização de caridade de 45 anos dedicada à excelência em treinamento clínico.
Em 1992, ele foi listado pelo Institute for Scientific Information como o 30º psicólogo de "maior impacto" no mundo e os dados do Google Scholar o classificam entre os 1.100 acadêmicos mais citados em todas as áreas de estudo, vivos e mortos (http: // www .webometrics.info / en / node / 58). Seu trabalho foi reconhecido por vários prêmios, incluindo as contribuições exemplares para a pesquisa comportamental básica e suas aplicações da Divisão 25 da APA, o prêmio Impact of Science on Application da Society for the Advancement of Behavior Analysis e o prêmio Lifetime Achievement da Association para terapia comportamental e cognitiva.