• Quando
  • 23 a 25 de Maio de 2024
    • Compartilhe
    • #congressocefi

Trabalhos

REGULAMENTO PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS


              PRAZO LIMITE PARA SUBMISSÃO: 10/02/2024

    • Serão aceitos trabalhos nas modalidades Apresentação Oral e Pôster. 
    • Cada autor principal poderá enviar apenas um trabalho. Não há limite para o envio de trabalhos como coautor.
    • A seguir encontram-se as informações para a criação de resumos e pôsteres. 
      O documento está configurado de acordo com as normas de formatação elaboradas para o Congresso, portanto, os autores devem apenas preencher as informações necessárias e enviar o resumo à equipe científica. Os trabalhos devem ser enviados para: congressocefi@cefipoa.com.br


ESCOPO


    • Serão aceitos estudos teóricos, revisões sistemáticas, integrativas e narrativas, resenhas e pesquisas empíricas sob as diferentes perspectivas metodológicas (pesquisa qualitativa, quantitativa ou de métodos mistos).
    • Serão recebidos estudos de diferentes perspectivas teóricas (Sistêmica, Cognitivo Comportamental, Comportamental, Abordagens Contextuais, Psicanálise,
      Psicologia Positiva, Humanismo, Outras).
MODALIDADES

Pôster - Os Pôsteres são trabalhos de relato de pesquisas e/ou casos clínicos relevantes nas diversas áreas. Eles deverão apresentar uma síntese da pesquisa contendo: título, autores, filiação institucional, introdução, método, resultados, discussão e referências. Após aprovação do resumo, o autor será comunicado por e-mail para a confecção do mesmo de acordo com às normas para submissão de pôsteres.

Comunicação Oral - As propostas para Comunicação Oral se referem a relatos de pesquisas e/ou experiências clínicas relevantes nas diversas temáticas apresentadas individualmente, por um único participante. As Comunicações Orais serão realizadas em sessões conjuntas, mediadas por um debatedor designado pela Comissão Científica. Cada apresentação deverá ter duração de 15 minutos. Os resumos devem atender às normas para submissão de resumos.


INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS


Os trabalhos deverão ser encaminhados sob a forma de resumo simples.
Os resumos para Pôster e Apresentação oral deverão conter:


1. TÍTULO DO TRABALHO: máximo 20 palavras

2. NOME COMPLETO DO PRIMEIRO AUTOR, SEGUIDO DE E-MAIL E AFILIAÇÃO INSTITUCIONAL

O primeiro autor necessariamente é o responsável pela apresentação, portanto, precisa obrigatoriamente estar inscrito no Congresso.

3. NOME DOS COAUTORES, SEGUIDO DE AFILIAÇÃO INSTITUCIONAL

4. RESUMO: mínimo 300 e máximo 400 palavras

O texto do resumo deve ser organizado por meio de estrutura dividida em três partes:
(a) Introdução: breve apresentação da temática, menção à proposição teórica (Sistêmica, Cognitivo Comportamental, Comportamental, Abordagens Contextuais, Psicanálise, Psicologia Positiva, Humanismo, Outras), justificativa e objetivo do estudo.
(b) Método: delineamento, participantes, instrumento, questões éticas, procedimentos de coleta dos dados, análise dos dados.
(c) Resultados e conclusão: principais resultados alcançados, conclusões, potencialidades, limitações e indicações para futuras pesquisas.

Obs. Referências bibliográficas não devem ser colocadas no texto do resumo, reservando-se essa possibilidade para a apresentação dos trabalhos.

5. PALAVRAS-CHAVE: três a cinco palavras-chave que expressem a temática investigada

6. MODALIDADE: especificar se o trabalho foi enviado como Pôster ou Apresentação Oral.

 

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS


 Cada trabalho será avaliado de acordo com os seguintes critérios:

 

a) Originalidade do estudo: A pesquisa se mostra relevante no atual contexto social? Os dados contribuem por meio de algum “fato novo” ou perspectiva de análise crítica inovadora? O estudo aponta ideias originais e oportunas? 

b) Adequação do método: O método está congruente à proposta de pesquisa e responde ao objetivo do estudo? Os resultados e conclusões estão de acordo com o objetivo? 

c) Aspectos formais: O texto está adequado em termos de clareza, estrutura, síntese, utilização de linguagem científica? Os autores apresentam claramente todas as partes descritas no item “5” quanto a estrutura do resumo? 

d) Aplicabilidade à prática clínica: O estudo apresenta contribuições que auxiliam na compreensão do fenômeno investigado e em possíveis formas de prevenir e/ou intervir na área clínica? Por meio dos resultados e conclusões os autores apontam em que o estudo avança ou inova em relação ao conhecimento científico existente e à atuação clínica?


 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS



As sessões de Apresentação Oral terão duração de 1hora e 20 minutos. Os autores terão até 15 minutos para apresentar o trabalho. Ao final da apresentação, teremos 5 minutos para comentários e/ou peguntas. Nas apresentações dos pôsteres, cada autor receberá antecipadamente instruções contendo o horário para sua interação presencial entre os autores e avaliadores.

 

 PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS

1os lugares (Apresentação Oral e Pôster): Workshshop internacional do CEFI (válido por 1 ano – verificar opções)
2os lugares (Apresentação Oral e Pôster): Curso de Extensão do CEFI (válido por um ano) – verificar opções
3os lugares (Apresentação Oral e Pôster): Curso intensivo online do CEFI (válido por um ano – verificar opções)

 

Avaliadores:
Dra. Francine Guimarães Gonçalves (Coordenadora) - É Psicóloga formada pela PUC-RS. Mestre em Ciências Médicas: Psiquiatria (UFRGS). Doutora em Ciências do Comportamento e Psiquiatria (UFRGS) com Tese sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (INFAPA). É Diretora e Professora do CEFI-FACEFI. Vice-presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) Gestão 2019-2022. Coordenadora do Núcleo de Terapia Cognitivo-Comportamental (COG) do CEFI.  Professora de cursos de pós-graduação em terapia cognitivo-comportamental em diversos Estados do Brasil. Experiência clínica com adolescentes, adultos e grupos terapêuticos.

Dr. Gibson Weydmann - Psicólogo, com ênfase em psicologia clínica (UNISINOS). Mestre e Doutor em Psicologia pelo Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais (CEFI). Membro da Rede de Colaboração Interinstitucional para a Pesquisa e Desenvolvimento das Terapias Analítico-Comportamentais (RedeTAC) e sócio da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).


Dra. Marina Pante- Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), com treinamento em Terapia Cognitiva no Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy (Pennsylvania, USA). Membro do Núcleo COG de Terapia Cognitivo-Comportamental do CEFI (Centro de Estudos da Família e do Indivíduo). Mestre em Cognição Humana (PPG-PUCRS) e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPG-UFRGS). Docente do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e psicóloga clínica em consultório particular. Além disso, também atua como professora convidada de cursos de especialização e formação em Terapia Cognitivo-Comportamental.


Me. Denise Silva Motta dos Santos- Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Possui formação em Coordenação de Grupo pelo CEAPEG, é Especialista em Psicodrama pela UFCSPA, e especialista em Psicologia Junguiana pela FATO/ IJRS. Atua na área de docência e como psicóloga social. É docente nas áreas de Antropologia da Família e Parentesco, Raça e Etnia no CEFI. Atua como Psicóloga Clínica como psicoterapeuta individual, casal e grupo.