• Quando
  • 18 a 21 de Setembro de 2019. INSCRIÇÕES NO LOCAL!
    • Compartilhe
    • #congressocefi

Trabalhos

TRABALHOS APROVADOS

APRESENTAÇÕES ORAIS 

 

SEXTA-FEIRA 20/09/2019 16h30 às 18h10

SALA DIPLOMATA

16:30 - 16:55
Título do trabalho:
Sintomas depressivos, de ansiedade e de estresse em dependentes de substâncias psicoativas
Autores: Isadora Cechin Filipiack; Ricardo Muza de Almeida; Marcia Fortes Wagner
Instituição: Faculdade Meridional IMED


16:55 - 17:20
Título do trabalho:
Como eu me sinto? Mulheres na condição de usuárias de álcool e outras drogas
Autores: Camila Martins Sirtoli
Instituição: Universidade de Caxias do Sul, UCS

17:20 - 17:45
Título do trabalho:
Ciclos de mudança identificados no processo psicoterapêutico de mulheres com histórico de violência por parceiro íntimo
Autores: Júlia Carvalho Zamora; Beatriz Gross Curia; Victória Dias; Aline Ruoso Godoi; Luísa Fernanda Habigzang
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

17:45 - 18:10
Título do trabalho:
Vivências na família de origem e violência conjugal: Pensando a transgeracionalidade
Autores: Rayssa Reck Brum; Ana Luiza Xavier Scremim; Caroline Rubin Rossato Pereira; Andressa Nascimento dos Santos; Tatiane Pinto Rodrigues
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

 

SALA PARIS 

16:30 - 16:55
Título do trabalho:
Síndrome de alienação parental e seus aspectos psicológicos: Uma revisão integrativa.
Autores: 
Isabela de Mattos Vieira Ferracini; Camila Machado de Oliveira; Rafaela Jarros Missel
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

16:55 - 17:20
Título do trabalho
: Implicações da coparentalidade no conflito pais e filhos
Autores: Liana Pasinato; Mariana Machado; Clarisse Mosmann
Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sino, UNISINOS


17:20 - 17:45
Título do trabalho:
A dimensão disciplinar da parentalidade e o ajustamento infantil: Aspectos transgeracionais
AutoresÉlida Fluck Pereira Neto; Luciana Suárez Grzybowski
Instituição: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA

17:45 - 18:10
Título do trabalho:
A influência dos padrões de funcionamento das figuras de referência na autonomia emocional de adolescentes: Um estudo de caso
Autores: Carlos Roberto Tischler Heinen; Maria Isabel Wendling
Instituição: InTCC Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar

 

SALA EMBAIXADOR 

16:30 - 16:55
Título do trabalho:
Terapia de Aceitação e Compromisso para grupo de mulheres que estão tentando engravidar: Um relato de experiência
Autores:
Rafaela Teló Klaus 
Instituição: 
Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, CEFI

16:55 - 17:20
Título do trabalho:
Implementação do programa ACT para educar crianças em ambientes seguros: Evidências iniciais de efetividade com agentes educadoras
Autores: Priscila Lawrenz; Laura Nichele Foschiera; Thaís de Castro Jury Arnoud; Isadora Zirbes Linhares; Carolina Aime de Oliveira Inda; Luísa Fernanda Habigzang

Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

17:20 - 17:45
Título do trabalho: 
Apresentação do protótipo brasileiro de sessão ideal da Terapia Comportamental Dialética (DBT)
Autores: Tamires Pimentel Souza; Heitor Marques Holland; Fernanda Barcellos Serralta
Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS

17:45 - 18:10
Título do trabalho:
Implicações da FAP nos transtornos do self e no desenvolvimento de comportamentos pró-sociais através de um caso clínico
Autores: Yasmin Moreira Silva de Souza; Francielli Galli; Thiago Loretto
Instituição: Universidade UNIRITTER


SALA LONDRES

16:30 - 16:55
Título do trabalho: 
O papel da comunicação no ajustamento conjugal: Um estudo de associação 
Autores: Lídia Käfer Schünke; Clarisse Pereira Mosmann
Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS

16:55 - 17:20
Título do trabalho:
A importância do empoderamento de mulheres nas relações de casais
Autores: 
Bruna Krimberg Von Muhlen; Marli K. Sattler

Instituição: Universidade de Caxias do Sul, UCS

17:20 - 17:45
Título do trabalho:
Jovens universitários e o estabelecimento de relacionamentos amorosos via aplicativos digitais
Autores: Rayssa Reck Brum; Ana Luíza Xavier Scremin; Bruna Fragoso Rodrigues; Bruna Fragoso Cousseau; Karina Scapin Teixeira; Ângela Roos Campeol; Eduarda de Pellegrin Bertoldo; Caroline Rubin Rossato Pereira
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

17:45 - 18:10
Título do trabalho: Atendimento individual e sessão aberta de Psicodrama
Autores: Andréa Claudia de Souza
Instituição: Federação Brasileira de Psicodrama

 

 SÁBADO 21/09/2019 15h10 às 16h30 

SALA DIPLOMATA

15:10 - 15:35
Título do trabalho:
Como se dá a inclusão na Universidade de Passo Fundo: Observando o presente e prospectando o futuro
Autores:
Flávia Ferraz Acco; Lorenzo Kretuz; Silvana Terezinha Baumkarten

Instituição: Universidade de Passo Fundo, UPF

15:35 - 16:00
Título do trabalho:
Saúde mental dos responsáveis por pessoas com deficiência da APAE no Centro-Oeste brasileiro: Uma perspectiva psicanalítica
Autores: Layzza Karen da Silva Barros; Iasmim Eglê Silva Duarte; Cláudia Farias Pezzini;
Instituição: Faculdade de Educação de Tangará da Serra, UNISERRA

16:00 - 16:25
Título do trabalho:
Treinamento de terapeutas usando estratégias de supervisão direta:  Um relato de experiência
Autores: Mariana Sanseverino Dillenburg; Lucas Schuster; Gabriela Damasceno; Rafaela Klaus; Martha Ludwing; Claudia Muñoz; Maria Eduarda Alencastro; Mara Lins; Matheus Bebber; Vanessa Stechow
Instituição: Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, CEFI

SALA PARIS

15:10 - 15:35
Título do trabalho:
Acesso e qualidade da informação recebida sobre sexo e sexualidade na perspectiva adolescente
Autores: 
Milene Fontana Furlanetto; Angela Helena Marin; Tonantzin Ribeiro Gonçalves
Instituição: 
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS

15:35 - 16:00
Título do trabalho:
Capacidade de solução de problemas, ansiedade e depressão: Estudos de correlação em amostra brasileira
Autores: Maurício Goulart da Silva; Ana Cristina Garcia Dias
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

16:00 - 16:25
Título do trabalho:
Atividade física e saúde emocional: O uso da atividade física como ferramenta psicoterapêutica
Autores: Ednelson Garcia
Instituição: Faculdade Martins

SALA EMBAIXADOR

15:10 - 15:35
Título do trabalho:
A relação entre inibição emocional e as habilidades sociais em adultos jovens
Autores: 
Ingrid Schenkel; Marcus Levi Lopes Barbosa

Instituição: Universidade Feevale


15:35 - 16:00
Título do trabalho:
Desenvolvimento do apego e escolha na vida adulta: Revisitando o passado em estudo de caso
Autores: Eliana Cristina Gallo-Penna; Patrícia Scheeren
Instituição: Instituto da Família de Porto Alegre, INFAPA


16:00 - 16:25
Título do trabalho:
A reconstrução de uma narrativa: Um estudo de caso de um jovem-adulto
Autores: Debora Silva Oliveira; Frederico Ramos Asmus; Bianca Casali; Bruna Tovar; Roberta Munhoz Girardi; Patrícia Inglez de Souza Machado Gauer
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS


SALA LONDRES
 

15:10 - 15: 35
Título do trabalho:
Terapia de Aceitação e Compromisso com pacientes enlutados: Uma perspectiva integrativa
Autores: Renata Fischer da Silveira Kroeff; Denise Cápua Corrêa; Guilherme R. Moritz; Brunelly Ferreira; Marivone Lucas; Laura Teixeira Bolaséll; Laura San Martin; Gabriela Gehlen
Instituição: Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, CEFI 


15:35 - 16:00
Título do trabalho:
O processo de luto de uma criança por seu irmão: Uma compreensão sistêmica
Autores:
Luciane Beltrami; Vincenzo Di Nicola

Instituição: Clínica Psicóloga Luciane Beltrami


16:00 - 16:25
Título do trabalho: “Uma dança para dois”: O self do terapeuta e seu uso técnico na clínica sistêmica.
Autores:
Mariane Brusque Radke, Crístofer Batista da Costa
Instituição: Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, CEFI

 


TRABALHOS APROVADOS

APRESENTAÇÕES PÔSTERES

Os trabalhos serão apresentados nos dias: 

SEXTA-FEIRA 20/09/2019 16h00 às 16h30

SÁBADO 21/09/2019 10h00 às 10h30 


Título do trabalho: Ansiedade, estresse versus desempenho no vestibular sob o olhar da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
Autores: Laureane Alcântara José; Fernando Elias Machado José
Instituição: Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, CEFI


Título do trabalho: As relações familiares e a dependência à internet
Autores: Adriana Dutra dos Santos; Renata Fischer da Silveira Kroeff
Instituição: Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, CEFI

 

Título do trabalho: Atividade transversal Sistêmica: Uma experiência internúcleos
Autores: Gabriela Berwanger Makosky; Amanda Kisnner Pinto; Bruna Rohde; Eduarda Noal Rosa; Fernanda Rohde Piccoli; Maria Isabel Wendling; Tássia Borges Silva Abe
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

 

Título do trabalho: Diferentes maneiras de ressignificar a perda de um filho
Autores: Luciane Beltrami; Vera Regina Brandão Miranda
Instituição: Clínica Psicóloga Luciane Beltrami

 

Título do trabalho: Estilos, práticas e habilidades parentais: Como diferenciá-las e qual a relação com os maus-tratos contra crianças?
Autores: Thaís de Castro Jury Arnoud; Laura Nichele Foschiera; Carolina Aime de Oliveira Inda; Isadora Zirbes Linhares; Priscila Lawrenz; Luísa Fernanda Habigzang
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

 

Título do trabalho: Filme “Relatos Selvagens”: Análise do conteúdo sob o enfoque da Terapia Cognitivo-Comportamental
Autores: Patrícia Pasquali Godoy; Tamires Dartora; Francine Gonçalves; Gabriela Melo; Mara Lins
Instituição: Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, CEFI

 

Título do trabalho: Grupo Identidade: Construindo comportamentos saudáveis em adolescentes surdos
Autores: Rafaela Fava de Quevedo; Ilana Andretta
Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS

 

Título do trabalho: Humanizando saberes: A participação do psicólogo no cenário pré-vestibular
Autores: Lorenzo Kreutz; Fernando Santos Custódio; Flávia Ferraz Acco; Ingrid Obem Ferraz; Ivan Penteado Dourado
Instituição: Universidade de Passo Fundo, UPF

 

Título do trabalho: Inflexibilidade psicológica e procrastinação em estudantes universitários
Autores: Mariana Sanseverino Dillenburg; Antônio Bonfada Collares Machado; Renata Klein Zancan; Natália Boff; Barbara Diefenbach Bellini; Margareth da Silva Oliveira
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

 

Título do trabalho: Intervenção psicológica na unidade de internação pediátrica
Autores: Anelise Catarina Salamon Silveira; Alessandra Rodrigues Dias Lessa
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

 

Título do trabalho: O desenvolvimento da empatia em oficina de treinamento em habilidades sociais: Relato de experiência
Autores: Marina Pante; Patrícia Pasquali Godoy
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

 

Título do trabalho: Os efeitos dos psicofármacos para o tratamento do TDAH sobre o brincar infantil: Uma análise do contexto escolar
Autores: Moisés Bomfim da Silva; Paula Sanders Pereira Pinto
Instituição: Universidade Salvador

 

Título do trabalho: Psicodiagnóstico na infância: Implicações da família na psiquiatrização das crianças
Autores: Bruna Krimberg Von Muhlen; Raquel Furtado Conte
Instituição: Universidade de Caxias do Sul, UCS

 

Título do trabalho: Psicologia e arte: Suas interfaces com a arteterapia
Autores: Camila Martins Sirtoli
Instituição: Universidade de Caxias do Sul, UCS

 

Título do trabalho: Revisão da literatura sobre desenvolvimento de bebês: Perspectivas teóricas sobre o tema em um período de dez anos
Autores: Irene Cantero Barone; Hilda Rosa Capelão Avoglia
Instituição: Universidade Metodista de São Paulo, UMESP

 

Título do trabalho: Revisão sistemática da literatura sobre a diversidade sexual e de gênero: Atuação da psicologia clínica
Autores: Isabela de Mattos Vieira Ferracini; Anna Carolina Capra; Tatiana Quarti Irigaray
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

 

Título do trabalho: Supervisão clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental: Relato de experiência
Autores: Francine Gonçalves; Gabriela Melo; Mara Lins; Patrícia Godoy; Tamires Dartora
Instituição: Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, CEFI

 

Título do trabalho: Treinamento em habilidades sociais: Revisão sistemática de um modelo de intervenção eficaz no âmbito escolar
Autores: Roberta Bilibio Westphalen; Elsa Zanette Tallamini; Naiana Dapieve Patias; Marcia Fortes Wagner
Instituição: Faculdade Meridional IMED

 

 



REGULAMENTO PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS - ENCERRADO PRAZO PARA ENVIO

ENVIO 

Os resumos devem ser enviados até o dia 15/06/2019.
Serão aceitos trabalhos nas modalidades Pôster e Apresentação Oral. Cada autor principal poderá enviar apenas um trabalho em cada uma das modalidades, ou seja, um trabalho como primeiro autor na modalidade Pôster e um trabalho como primeiro autor na modalidade Apresentação Oral. Não há limite para o envio de trabalhos como coautor.
Na página do Congresso, em “Trabalhos”, consta o formulário eletrônico, este que é equivalente para as modalidades Pôster e Apresentação Oral. O formulário está configurado de acordo com as normas de formatação elaboradas para o Congresso, portanto, os autores devem apenas preencher as informações necessárias e enviar o resumo à equipe científica.
Dúvidas relacionadas à submissão e apresentação de trabalhos devem ser enviadas para o e-mail:  trabalhoscongresso@cefipoa.com.br
 

ESCOPO 

Serão aceitos estudos de revisão da literatura científica, tais como, revisão sistemática, revisão integrativa, revisão narrativa e revisão teórica. Ainda, estudos provenientes de pesquisa empírica sob as diferentes perspectivas metodológicas (pesquisa qualitativa, quantitativa e de métodos mistos), incluindo diferentes delineamentos: estudos de caso, relatos de experiencia, estudos exploratórios, descritivos, explicativos, entre outros. Os estudos, quer sejam de revisão da literatura ou de pesquisa empírica, podem ter como perspectiva as teorias Sistêmica, Cognitivo Comportamental, Comportamental, Abordagens Contextuais, Psicanálise, Psicologia Positiva, Humanismo, entre outras.

Importante: Os estudos de revisão da literatura deverão ser enviados somente na modalidade Pôster e os estudos de pesquisa empírica na modalidade Apresentação Oral.

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS 

Conforme formulário, os trabalhos deverão ser encaminhados sob a forma de resumo simples. Os resumos para Pôster e Apresentação Oral deverão conter: 

1. MODALIDADE: especificar se o trabalho foi enviado como Pôster ou Apresentação Oral
2. TÍTULO DO TRABALHO: máximo 20 palavras
3. NOME COMPLETO DO PRIMEIRO AUTOR, SEGUIDO DE E-MAIL E AFILIAÇÃO INSTITUCIONAL
O primeiro autor necessariamente é o responsável pela apresentação, seja na modalidade Pôster ou Apresentação Oral, portanto, precisa obrigatoriamente estar inscrito(a) no Congresso.
4. NOME DOS COAUTORES, SEGUIDO DE AFILIAÇÃO INSTITUCIONAL
5. RESUMO: mínimo 300 e máximo 400 palavras. O texto do resumo deve ser organizado por meio de estrutura dividida em três partes:
(a) Introdução: breve apresentação da temática, menção à proposição teórica (Sistêmica, Cognitivo Comportamental, Comportamental, Abordagens Contextuais, Psicanálise, Psicologia Positiva, Humanismo, Outras), justificativa e objetivo do estudo.
(b) Método: delineamento, participantes, instrumento, questões éticas, procedimentos de coleta dos dados, análise dos dados.
(c) Resultados e conclusão: principais resultados alcançados, conclusões, potencialidades, limitações e indicações para futuras pesquisas.
Obs. Referências bibliográficas não devem ser colocadas no texto do resumo, reservando-se essa possibilidade para a apresentação dos trabalhos. 

6. PALAVRAS-CHAVE: três a cinco palavras-chave que expressem a temática investigada. 

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS 

Cada trabalho será avaliado por uma dupla de avaliadores independentes. Os aspectos avaliados serão:
a) Originalidade do estudo: A pesquisa se mostra relevante no atual contexto social? Os dados contribuem por meio de algum “fato novo” ou perspectiva de análise crítica inovadora? O estudo aponta ideias originais e oportunas?
b) Adequação do método: O método está congruente à proposta de pesquisa e responde ao objetivo do estudo? Os resultados e conclusões estão de acordo com o objetivo?
c) Aspectos formais: O texto está adequado em termos de clareza, estrutura, síntese, utilização de linguagem científica? Os autores apresentam claramente todas as partes descritas no item “5” quanto à estrutura do resumo?
d) Aplicabilidade à prática clínica: O estudo apresenta contribuições que auxiliam na compreensão do fenômeno investigado e em possíveis formas de prevenir e/ou intervir na área clínica? Por meio dos resultados e conclusões os autores apontam em que o estudo avança ou inova em relação ao conhecimento científico existente e à atuação clínica? 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 

As sessões de Apresentação Oral terão duração de 1hora e 40 minutos. Os autores terão até 15 minutos para apresentar o trabalho, seja ele Pôster ou Apresentação Oral. Ao final da sessão os participantes terão 20 minutos para fazer perguntas aos apresentadores de cada sessão.
O pôster deverá ter dimensão de 90x120. Será colocado e retirado pelo responsável no dia da apresentação em local indicado. O autor deverá permanecer junto ao Pôster durante todo o tempo que durar a sessão de apresentação de Pôsteres, conforme cronograma do Congresso.

COOORDENAÇÃO CIENTÍFICA: Crístofer Batista da Costa

AVALIADORAS: 
Cibele Carvalho
Karla Rafaela Haack
Mariana Rodrigues Machado
Marina Zanella Delatorre
Michele Terres Trindade
Patricia Santos da Silva
Renata Kroeff
Suzana Catânio Nardi

 

PREMIAÇÕES

 

1os lugares – 300,00 + bolsa integral para Curso de Extensão 

2os lugares – 200,00 + meia bolsa para Curso de Extensão 

3os lugares – 100,00 + meia bolsa para Curso de Extensão 


Contato: trabalhoscongresso@cefipoa.com.br